Histórico da organização

O Centro de Convivência Gêneses nasceu do sonho de Maria Cecília Vitor, conhecida na comunidade como Tia Cecília, que em 1998, na época com 47 anos de idade, inconformada com a situação em que as crianças e adolescentes vivam no bairro do Jaraguá, zona noroeste da cidade de São Paulo, arregaçou as mangas e criou um espaço para atender em tempo integral crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social, com a ajuda de voluntários.

O Centro de Convivência Gêneses, existe há 20 anos e é uma instituição sem fins econômicos que atende crianças de 04 a 14 anos. A instituição funciona em tempo integral no horário das 6h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira. Destina-se a mães carentes, trabalhadoras, que dependem do Centro de Convivência Gêneses enquanto trabalham fora. A maioria é empregada doméstica, e quase sempre delas depende o sustento e a educação de seus filhos e filhas com pais ausentes.

A missão do Centro de Convivência Gêneses é proporcionar às famílias carentes um ambiente confiável onde possam deixar os seus filhos no contra turno escolar, no qual possam receber cuidados, atenção e proteção, tirando-os da rua e ou de deixa-los sozinhos em casa, enquanto trabalham.

De modo que o Centro de Convivência Gêneses tem por finalidade a assistência social, educacional, recreacional, cultural e esportiva visando contribuir para o desenvolvimento da cidadania e da convivência das crianças e adolescentes num ambiente acolhedor e carinhoso, onde eles possam compartilhar ideias, brincar e receber reforço escolar, no contra turno escolar, enquanto seus pais trabalham.

Entre as atividades oferecidas pelo Centro de Convivência Gêneses às crianças e adolescentes destacam-se: roda de leitura, inclusão digital, artesanato, sala de vídeo, reforço escolar e atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo e motor.

Atualmente a instituição atende 200 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 14 anos, em tempo integral, diariamente, com duas refeições.

Considerando que a instituição situa-se numa comunidade carente onde não há um espaço como do Centro de Convivência Gêneses, que atenda em período integral, existe uma grande demanda pelo atendimento, o que gera uma fila de espera.

O Centro de Convivência Gêneses desenvolve também projetos sociais para a comunidade, tais como distribuição de cestas básicas e roupas para famílias carentes e encaminhamento para o AMA. Sua manutenção é feita por intermédio de doações, realizações de bazares, feijoadas beneficentes e campanhas.

Graças a dedicação e generosidade dos voluntários e das voluntárias, dos apoiadores, dos parceiros e da comunidade, as crianças e adolescentes podem usufruir de um espaço de amor e de cidadania, que nesses 20 anos de caminhada e de atuação social na no bairro do Jaraguá, o Centro de Convivência Gêneses já atendeu mais de 5349 crianças e adolescentes, da região e sua presença tem sido essencial para transformação da realidade de abandono e de violência na qual muitas crianças e adolescentes se encontravam.


 

 


Centro de Convivência Gêneses

Zuleika Soares 

Presidente

11 39430762

11 3928-3122

11 3928- 2454

11 94966-6529