Todos que nasceram nos anos 60 e 70 lembram de um desenho animado do Pateta de 1950, onde começa o desenho com ele acordando todo cordial, cumprimentando as pessoas na rua e se preparando para o seu trabalho. Parece uma cena de um cidadão muito cortes, calmo e tranquilo, uma pessoa que todos admiram e que vira exemplo para a comunidade.

Tudo se transforma quando ele entra no seu veículo, ele não parece mais a mesma pessoa, podendo até mesmo dizer que se trata de seu irmão gêmeo, porem com personalidade totalmente diferente. O sr Walker (Pateta) calmo vira o sr, Wheeler, o mesmo sr Walker, porém com uma mudança brusca em sua personalidade transformando-se em um louco ao dirigir.

Assim são muitos motoristas que existem hoje, são afetados pelo Efeito Pateta, a quase 70 anos do desenho animado, são pessoas calmas, tranquilas e amistosas, mas que se transformam ao dirigir. Fechadas, buzinas, falta de atenção, falta de sinalização, celular e, principalmente, falta de educação. Viramos o sr. Wheeler, porém com mais veículos e envolvidos hoje, do que a 70 anos atrás. Tudo isso por que ? Por cinco minutos mais cedo ao chegar ao destino ?

Devemos ter calma, lembrar que estamos utilizando um meio de transporte, estamos convivendo com outras pessoas no trânsito, quer sejam caminhões, carros, motos, bicicletas, patinetes e pedestres. São tantos disputando espaço que a calma deve ser bem maior, ser gentil, aguardar o próximo entrar, dar passagem para veículos que desenvolvam maior velocidade, enfim, seguir as leis de trânsito e o mais importante, educação. Como você dirigi mostra como você realmente quer ser visto pelos outros.

Lembre-se sempre de agir como gostaria que agissem com você.

 

Namaste.