Existem diversas tabelas utilizadas pelas seguradoras para determinar o valor de um veículo. A escolha da tabela depende da seguradora e do tipo de veículo, mas algumas das mais comuns são:

  1. Tabela FIPE: a Tabela FIPE é uma das mais conhecidas e utilizadas no mercado de veículos. Ela é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e considera o preço médio de mercado dos veículos em todo o país. A FIPE divulga mensalmente os valores de referência para cada modelo de veículo, levando em consideração seu ano de fabricação e versão.
  2. Tabela Molicar: a Tabela Molicar é outra referência bastante utilizada pelas seguradoras, principalmente para carros usados. Ela considera diversos fatores para determinar o valor de um veículo, como seu estado de conservação, quilometragem e equipamentos opcionais.
  3. Tabela AutoInforme: a Tabela AutoInforme é elaborada pela AutoInforme, empresa especializada em informações do mercado automotivo. Ela considera diversos fatores para determinar o valor de um veículo, como seu estado de conservação, quilometragem e equipamentos opcionais.
  4. Tabela Auto Esporte: a Tabela Auto Esporte é elaborada pela revista Auto Esporte e também leva em consideração diversos fatores para determinar o valor de um veículo, como seu estado de conservação, quilometragem e equipamentos opcionais.
  5. Tabela FENABRAVE: a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) também elabora uma tabela de referência para o mercado de veículos. A tabela é atualizada mensalmente e considera diversos fatores para determinar o valor de um veículo, como seu estado de conservação, quilometragem e equipamentos opcionais.

É importante lembrar que as seguradoras não utilizam apenas uma tabela para determinar o valor de um veículo. Elas podem combinar informações de diversas tabelas e considerar outros fatores, como a região em que o veículo está localizado e as condições de mercado, para chegar a um valor justo de indenização em caso de sinistro