COMO AS TERAPIAS HOLÍSTICAS PODE AJUDAR EM NOSSA VIDA?

A era que vivemos atualmente onde o sedentarismo, o estresse causado pelo excesso de expectativas sociais, aliado ao trabalho desgastante, baixa autoestima e ao excesso de preocupação com o futuro, desencadeiam uma série de doenças físicas como Obesidade e Trombose, também doenças mentais como Depressão e Transtornos de Ansiedade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 havia pelo menos 350 milhões de pessoas com depressão em todo o mundo, e com a pandemia infelizmente o número pode ser ainda muito maior.

Algumas formas de prevenir esses problemas é estimular atividades físicas, melhorar alimentação, realizar o “check up” no médico, e a prática das terapias holísticas.

Embora estamos vivendo situações negativas da nova Era, mas também estamos vivendo momentos positivos e de grande privilégio, o do acesso às informações.

Sempre digo: “Onde existe a falta de conhecimento, reina a ignorância, e quem tem o conhecimento tem o poder.”

Exato! Graças à isso, em uma velocidade incrível inúmeras pessoas tem a chance de aprender e buscar o conhecimento para termos uma vida melhor e equilibrada não apenas focando exclusivamente na saúde física, mas sim compreendendo o nosso Todo em Si.

Décadas atrás não seria possível ou era restrito para alguns grupos de pessoas a busca desse conhecimento, e da importância do nosso equilíbrio mental, emocional e espiritual, como tudo isso se relaciona com todas as áreas da nossa vida.

MAS, COMO A TERAPIA HOLÍSTICA PODE NOS AJUDAR?

Primeiro vamos entender o que significa a palavra Holístico, que vem de ‘Holos’ palavra grega, significa inteiro ou todo, ou seja, terapia ‘tratar’ holístico ‘todo’. Embora muitas pessoas por falta de conhecimento confundem as terapias holísticas com esoterismo, religião ou misticismo.

Quando me perguntam no que eu trabalho, e digo “eu sou terapeuta holístico”, a pessoa faz alguns segundos de silêncio, não entendendo o que é, ou a expressão ‘de ser algo ligado ao misticismo e religião’, ou ‘não preciso disso eu nunca vou precisar de terapia’, já ouvi “mas terapeuta holístico, não é melhor dizer que é só massoterapeuta”.

Pois é, acontece que eu não trabalho somente com a massagem, em alguns casos é necessário integrar outras técnicas exemplo como auriculoterapia junto a massoterapia. Mas eu não crítico, e sim compreendo que a pessoa não tem o conhecimento do que são as terapias holísticas.

As terapias holísticas, também conhecida como terapias alternativas, ou medicina alternativa são um conjunto de técnicas muitas delas de culturas milenares como a chinesa, indiana, egípcia, xamânica, ou seja, de diferentes vertentes que possuem o objetivo de trazer a prevenção e a cura do ser por completo.

Existem registros das origens de muitas técnicas mais de 5000 anos atrás, como a acupuntura na China, massagem na Índia, radiestesia no Egito.

Muitas técnicas nos dias atuais, estão na lista de tratamentos oferecidos pelo SUS como a acupuntura, homeopatia, reflexologia, massoterapia, reiki entre outras. Instituições como Senac tem cada vez mais colocado as terapias holísticas em sua grade de cursos.

As terapias holísticas, nunca deve substituir um tratamento médico, o terapeuta que diz isso não pode ser considerado um profissional qualificado, e sim auxiliam nos tratamentos de forma completa.

Um estudo australiano descobriu que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino pode reduzir a dor em 30%, constatando que os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caíram 31% após uma massagem, enquanto os níveis de hormônios do bem-estar, como dopamina e serotonina, aumentaram aproximadamente 30%.

Outro estudo publicado em 2004, com quase 1300 pacientes, concluiu que a massagem pode reduzir a dor, náusea, fadiga, ansiedade e depressão em pacientes com câncer.

O terapeuta holístico sendo um profissional qualificado não trata a pessoa como apenas um cliente, e sim como um Ser Humano e dentro das técnicas que possui buscar avaliar cada pessoa como única, compreender a dor, para chegar na causa desta dor, indicar o tratamento mais adequado propondo junto com a pessoa um caminho para a transformação buscando equilibrar o campo físico, emocional e energético.

E os resultados são satisfatórios como a melhora do foco e concentração, eliminação de mágoas e ressentimentos, melhora da autoestima, aumento da disposição pessoal, melhora do sono, além de uma vida pessoal e profissional mais plena e saudável.

Vale ressaltar que é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento holístico que a cura vem de dentro, é o querer acima de tudo e a participação e posicionamento ativo de quem procura o tratamento. O ideal que a procura pela terapia holística fosse regular assim como ir em um dentista, para manter o bem-estar e o equilíbrio.

O Terapeuta Holístico tem a missão de sempre buscar melhorar suas técnicas e conhecimentos para alcançar o resultado de um Ser Humano equilibrado e plenamente saudável.

“Um Terapeuta Holístico que trabalha com o Coração, há um grande poder em suas mãos.”

Mônica Molina

Terapeuta Holístico

(11) 98716-9884 (whatsapp)

espaç[email protected]

Anteriores

AMAI A TI MESMO VERDADEIRAMENTE

Próximo

QUANDO PERCO E QUANDO NÃO PERCO BÔNUS USANDO O SEGURO?

  1. Paulo Jorge Gulke

    Parabéns pelo trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial