Imagine que você foi buscar seus filhos na escola e está voltando para casa, mas voltam em grande silêncio.

Você está mega preocupada (o) com muitos afazeres. Foi buscar seus filhos, mas deixou  a casa para arrumar, os pagamentos das despesas para serem feitos, alguém da sua família está com problemas de saúde, seu chefe resolveu pegar no seu pé, um de seus alunos está com dificuldades de aprendizagem ou nos relacionamentos com os pais, você precisa levar seu carro no mecânico e está procurando um horário na agenda, você está em um momento de fechamento de indicadores e metas na empresa que trabalha ou do plano financeiro para 2019 do departamento que você é responsável…

Ufa! Milhões de coisas para fazer e se eu colocasse aqui o tanto de atividades que realizamos por dia, ficaríamos loucos. .

Seus filhos não sabem que você tem tantos afazeres ou, até sabem, mas não compreendem o que é o dia a dia do adulto. Então, você percebe o silêncio no carro e resolve tomar uma atitude afinal, a vida dos seus filhos é muito importante para você.

Dicas de Ouro da Coach!

Direcione o retorno da Escola para casa de uma maneira positiva.A maneira positiva envolve uma comunicação assertiva, assim todos participam e seus laços se fortalecem.  Além destes pontos extremamente positivos, os momentos de retorno deixam de ser focados em filmes no tablets ou celulares que deixamos a disposição dos nossos filhos para distraí-los. .

Primeira reflexão: “Para que” utilizamos esses recursos da era tecnológica se temos outro recurso muito mais significativo que é inerente aos seres humanos? A COMUNICAÇÃO!!!!!

Como sugestão, troque algumas palavras com seus filhos ! Utilize perguntas que façam com que eles reflitam e respondam para você e nada de questionamentos que levem à condenação dos atos que eles praticaram. Pratique as “REFLEXÕES”.No processo da comunicação o ser humano utiliza-se das dimensões sociais – Pensar, Sentir – Agir. Então eu penso, tenho sentimentos em relação a este pensar e depois eu ajo, ou não. Aqui a ideia é fazer com que os filhos reflitam com o que é conversado neste caminho de volta para casa, depois tomem decisões e ajam de acordo com sua faixa etária e com a forma de agir deles, com a formação que receberam de casa.

O que perguntar no caminho para casa após a Escola:

  1. Qual foi a brincadeira mais legal hoje? Como ela funciona? Como você participou dela?
  2. Se você pudesse contar para muita gente o que aconteceu de melhor hoje na escola, o que seria? Conta-me de que maneira isto que te aconteceu de melhor hoje na escola ajudou você?
  3. De tudo que aconteceu na escola hoje o que você mais gostou? Como você se sentiu quando fez ou viu ou recebeu isso que mais gostou?
  4. Qual foi a melhor coisa que aconteceu hoje? Qual o sentimento que você teve com esta melhor coisa que te aconteceu? O que você vai fazer com isso que te aconteceu de melhor hoje? Com esta melhor coisa que te aconteceu hoje você pode ajudar alguém?
  5. Encontra uma razão para voltar pra aula amanhã e me diz! O que te anima voltar? O que deseja encontrar na aula e na Escola amanhã? O que depende de você fazer para encontrar o que você deseja encontrar? O que não depende de você para encontrar o que deseja na Escola? Então, como você pode reagir para que você veja e participe de coisas legais como foi hoje?

Com essas 5 perguntas e este diálogo, mudanças ocorrerão com a criança e com os jovens. Você faz com que eles reflitam e comecem a tomar decisões que se transformam em ações  para alcançar resultados importantes e significativos para eles.

Utilize a linguagem adequada para a idade dos seus filhos e reorganize as sugestões de perguntas de acordo com a sua realidade. Certamente você conhecerá um pouco mais sobre como eles pensam e agem!

 

Coach Maria do Carmo da Silva Mutti

www.mutticoach.com.br

Instagram: Mutti Coach

Cel: (11) 94270-7079