DIAS MELHORES PARA SEMPRE! SETEMBRO AMARELO CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A DEPRESSÃO E O SUICÍDIO

“Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.

Seremos Melhores no Amor,

Seremos Melhores na Dor,

Dias de Paz… Para Sempre!”

No ano de 2015 foi criado no mês de Setembro pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), O SETEMBRO AMARELO com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (no dia 10 de setembro).

SETEMBRO AMARELO é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão, o número de pessoas afetadas em todo o mundo ultrapassa os 322 milhões, só no Brasil 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença, colocando o país no topo do ranking em número de casos de depressão na América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E com a pandemia este número infelizmente poderá ser ainda muito maior.

E o primeiro passo é conscientizar as pessoas em que a depressão é uma doença crônica, já ouvi pessoas dizerem que a depressão é “falta do que fazer”, “falta de fé”, ou “que é frescura.” E não é nada disso, sempre digo que “onde há falta de conhecimento reina à ignorância”, a depressão é um transtorno mental que produz alterações do humor caracterizadas por uma profunda tristeza, relacionada com os sentimentos de dor, trauma, baixa autoestima, distúrbios do sono e apetite, falta de concentração…

É ocasionado por uma forte instabilidade emocional, como a perda de um emprego e problemas financeiros, luto, diagnósticos de doenças graves, mas casos que tem aumentado o número de depressões é por problemas de relacionamentos amorosos e/ou separações conjugais, e são as mulheres que estão mais suscetíveis a quadros depressivos do que os homens, segundo a OMS.

E através da depressão podem resultar casos mais graves levando ao suicídio, principalmente quando não for tratada. São registrados em média por ano em torno de 800 mil casos de suicídio no mundo.

O fato da pessoa está realizando suas atividades diárias, conversando, ou até mesmo sorrindo não significa que ela esteja bem, na verdade ela pode estar num quadro de depressão leve a moderada, casos graves a pessoa se isola completamente; e como identifico que eu esteja num quadro de depressão, ou o quadro de uma outra pessoa? Segue alguns exemplos que podem serem identificados:

  • Apresentar comportamento em dificuldades em se relacionar com família e amigos;
  • Casos de doenças psiquiátricas como transtornos mentais e transtornos de humor (depressão, bipolaridade);
  • Transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas);
  • Transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • Apresentar irritabilidade, pessimismo, apatia e desesperança;
  • Sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono;
  • Sentir culpa, sentir ódio por outra pessoa ou odiar-se;
  • Sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • Apresentar sentimentos de solidão e impotência;
  • Sentir rejeição e vítima;
  • Escrever cartas de despedida e falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • Apresentar um convívio social conturbado.

Se você está deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível, NÃO TENHA VERGONHA, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO, busque ajuda adequada através de médicos, psicólogos, terapeutas holísticos e centros de apoio emocional (CVV), lembrando que um não substitui o outro e sim complementa o tratamento tornando-o mais eficaz.

Eu mesma já passei por depressão que durou por quase um ano e meio e sei muito bem o que é sentir essa profunda tristeza, como se tudo fosse insuportável, escuro e estivesse perdida. Embora eu continuava em meus afazeres diários e sociais, como mãe, dona de casa, amiga, filha, etc e etc, mesmo muitas vezes com sorriso no rosto, dentro de mim estava essa tristeza, quando olho minhas fotos daquele tempo embora toda arrumada e maquiada, meu olhar era triste e pesado.

Relatar esse período aqui para vocês não é muito fácil, mas sei que de algum modo pode ser um exemplo e ajudar alguém nesse momento que esteja precisando…

E digo, EU CONSEGUI, SUPEREI A DEPRESSÃO!

Não precisei tomar remédios, mas todo o meu conhecimento em terapias holísticas foi colocado a prova, chegou o momento que eu olhei para o espelho e disse: “Agora é a maior prova que eu tenho, que é curar a mim mesma.” Pois é, nunca imaginei na minha vida que passaria por uma depressão, sendo ocasionada por um rompimento de um namoro que durou alguns anos, ainda mais antes desse relacionamento já tinha sido casada… Pois é aconteceu!

Na verdade o que eu tive foi uma desilusão muito grande (um choque) que levou a separação dessa pessoa que sim fui muito apaixonada por ele, eu sentia raiva, culpa e vergonha em sofrer por uma pessoa que me desvalorizou, sentia humilhada, sentia culpa por meus filhos me ver sofrer, eu tinha muito ódio por ele… Caramba! foram tantos sentimentos sombrios e de escuridão que eram misturas de dor, ódio, culpa e muita vergonha. Então entrei numa guerra interna, que o resultado me levou a depressão.

E foram dias assim, de altos e baixos, mas a minha primeira atitude foi querer sair de tudo isso, me levantar, voltar a ser a pessoa que eu era… Então me conscientizei que mesmo meio passo de cada vez eu tinha que sair daquele abismo, por mim e pelos meus filhos, pois a depressão não adoece só a pessoa mas quem nos ama também.

Além das terapias holísticas, fui atrás de grupo de apoio online, assisti bons filmes que falavam do assunto, fiz leitura de livros, assisti vídeos de psicólogos no youtube, fazia minhas caminhadas, fui atrás de cursos para estudar e não poderia deixar de dizer, tive muita ajuda espiritual. Nesse tempo que passei por esta depressão tive minhas recaídas, sem vontade de querer acordar, emagreci em apenas 01 mês 12 quilos, pois eu não sentia vontade de comer, como disse eu não deixava de fazer minhas atividades diárias e como mãe, mas estava deprimida o tempo todo.

Quando tive as recaídas, pedia a Deus e ao Universo me dá forças para levantar e recomeçar, e assim foi meio passo de cada vez, saindo do abismo, sem NUNCA DESISTIR.

Claro não é fácil passar tudo isso, mas posso dizer hoje eu sou uma pessoa mais forte, com autoestima renovada e o amor-próprio resgatado. Recomeçar de novo é dar uma nova chance a si mesmo… É sentir a alma purificada!

Então, NUNCA DESISISTA DE VOCÊ, NUNCA DESISTA DE SEUS DIAS MELHORES PARA SEMPRE!

Mônica Molina | Terapeuta Holístico

Canal Youtube Espaço Espelho de Oxum

espaç[email protected]

(11) 987169884 – whatsapp

Anteriores

O que é Endosso?

Próximo

Seguro Carta Verde

  1. Paulo Jorge Gulke

    Muito bom os relato…
    Com certeza será sempre de grande valia e ajuda para quem sofre desse mal…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial